sábado, 18 de outubro de 2008

Permacultura - Casas de Superadobe




Fonte: http://www.ecocentro.org/


Superadobe - Saiba mais sobre esta técnica de construção de baixo custo e baixo impacto ambiental! 28/05/2007




A técnica do superadobe foi desenvolvida nos anos 80 pelo iraniano, radicado nos Estados Unidos, Nader Khalili. As paredes são erguidas simplesmente com sacos preenchidos com subsolo. As construções feitas com esta técnica são sólidas como uma rocha, podendo resistir até a terremotos. São, também, construções com grande isolamento térmico.O superadobe é, talvez, a maneira mais simples de construir com terra, pois não é necessário fazer qualquer teste com o material, não é preciso peneirar a terra, nem moldá-la e nem acrescentar palha. As paredes são erguidas muito rapidamente, mas é preciso ter uma equipe de pelo menos cinco pessoas.





Sistema construtivo




O superadobe necessita de ferramentas simples para sua execução:- um pedaço de cano que servirá como funil (tubo de PVC de 250 mm é o ideal)- pedaços de sacos de polipropileno (servem também sacos de adubo),- soquetes- arame farpado (colocado entre as camadas)- baldes- marretas de borracha para aprumar as fiadas. O saco usado para erguer as paredes é um grande rolo de polipropileno (bobina) com aproximadamente 50 cm de largura. O rolo é cortado em pedaços do comprimento da parede a ser construída, deixando-se uma pequena sobra em cada ponta para fazer o acabamento.Este grande saco vai sendo preenchido com terra, com a ajuda de um cano que funciona como um funil. Assim vão sendo formadas as “fiadas” (camadas) que depois são - bem - socadas, cobertas por outra fiada e assim sucessivamente, até a parede ser completamente erguida.


Dicas da tecnologia


As paredes devem ser isoladas do contato com o chão, para evitar problemas com umidade. Como fazemos isso? Simples, utilizando o próprio superadobe, só que em lugar de terra usamos areia e cimento, na proporção 9/1, nas primeiras fiadas, até acima do nível do solo. É muito importante que as fiadas sejam muito bem socadas. Quanto mais compactada, melhor será a sua parede. Sempre fique atento ao prumo!As paredes de superadobe são estruturais, portanto dispensam a construção de pilares ou vigas, e permitem instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou aparentes.Após a remoção do saco, o recomendado é a utilização de um reboco natural.Descubra TUDO sobre o superadobe: colocação de janelas, telhados, remoção adequada do saco, preparo do reboco, instalação elétrica e outras dicas, diretamente da fonte, participando do BioConstruindo 2007 – O primeiro e maior evento de construção natural da América Latina!


Já em sua 7ª Edição!Acesse o site do curso para mais informações:BioConstruindo 2007